Projeto de Educação Ambiental - Recuperação de Áreas Degradadas por Carvão na Bacia Carbonífera de Santa Catarina

Projeto de Educação Ambiental - Recuperação de Áreas Degradadas por Carvão na Bacia Carbonífera de Santa Catarina

O Projeto de Educação Ambiental (PEA) da Bacia Carbonífera de Santa Catarina foi criado para desenvolver atividade socioambiental, abrangendo os proprietários das áreas e a comunidade do entorno. Os objetivos principais são:

  • Apresentar o SGB e as atividades de Recuperação Ambiental de áreas degradadas por carvão as comunidades da Bacia Carbonífera;
  • Mostrar a importância de conhecer a história local – O Carvão Mineral e como ocorreu o desenvolvimento econômico e social da Bacia Carbonífera.

O PEA está compreendido dentro do Plano de Monitoramento Ambiental das áreas recuperadas pela união, cujos projetos referentes as extintas empresas Treviso S. A. e a CBCA são executados e fiscalizados pelo Serviço Geológico do Brasil.

Este projeto está em curso desde 2020, as atividades foram iniciadas através do projeto Piloto desenvolvido na rede de educação municipal de Treviso – SC (Figura 1). O PEA pretende compreender os municípios da Bacia Carbonífera de Santa Catarina com áreas a recuperar pela União, atualmente temos áreas em fase de monitoramento nos munícipios de Siderópolis (Áreas Beluno e Ex-Patrimônio) e Treviso (Rio Pio).

 Figura 1 – Evento de lançamento do Projeto de Educação Ambiental (PEA) da Bacia Carbonífera de Santa Catarina na Prefeitura Municipal de Treviso – SC ocorrido em fevereiro de 2020. Fonte: SGB-CPRM, 2020

A duração prevista para execução de atividades nos munícipios é de no mínimo 5 anos (tempo de duração do monitoramento ambiental de cada área recuperada) em cada município após a entrega de área com obras de recuperação finalizadas.

O público alvo principal são alunos do ensino fundamental I e professores da rede pública municipal, as turmas são escolhidas e organizadas em conjunto com a secretaria de educação municipal de cada prefeitura participante do projeto.

As principais atividades ofertadas aos professores são cursos de atualização em geociências (Figura 2), com oficinas práticas (Figura 3) e visitas as áreas recuperadas na bacia carbonífera de Santa Catarina e/ou simpósios (palestras) sobre os projetos de recuperação de áreas degradadas pelo carvão do Serviço Geológico do Brasil.

 Figura 2 – Fotografia da 1ª turma de professores do curso de atualização em Geociências oferecido pelo PEA em fevereiro de 2020 com apoio da Prefeitura Municipal de Treviso. Fonte: SGB-CPRM, 2020  Figura 3 – Atividades de reconhecimento de rochas e minerais realizada durante a oficina com os professores de Treviso em fevereiro de 2020. Fonte: SGB-CPRM, 2020

Quanto aos alunos, são ofertadas oficinas de fósseis do SGBEduca para os anos iniciais (Figura 4) e palestras sobre o carvão mineral e as obras de recuperação ambiental executadas pelo SGB para os anos finais do ensino fundamental I (Figura 5). De acordo com a disponibilidade e o tempo na época da execução das atividades as turmas são guiadas por visitas as áreas já recuperadas no seu município pelos responsáveis técnicos do SGB.

 Figura 4 – Oficina de fósseis executada na escola municipal em Treviso-SC em 2022 com turmas do ensino fundamental I. Fonte: SGB-CPRM, 2020

 Figura 5 – Atividade sobre recuperação de áreas degradadas com desenvolvimento de atividades do nosso folder educativo, executadas em 2022 com turmas do ensino fundamental I. Fonte: SGB-CPRM, 2020

Folder educativo do PEA para download


 Clique na imagem e faça o download!






  • Imprimir