Carta de Formações Superficiais

Carta de Formações Superficiais

O mapeamento sistemático das formações superficiais consiste num produto elaborado para subsidiar os programas Levantamento da Geodiversidade do Brasil e Cartas Geotécnicas de Aptidão Urbana, elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM.

A importância de tal cartografia decorre do fato de que grande parte do território brasileiro reside em uma zona tropical úmida ou semiúmida, onde são desenvolvidos mantos regolíticos profundamente intemperizados e, por vezes, laterizados, com dezenas de metros de espessura. Deste modo, uma ação de mapeamento sistemático das Formações Superficiais ao longo do Território Brasileiro reveste-se de um grande valor intrínseco.

A abordagem metodológica consiste numa compartimentação geológico-geomorfológico-pedológica dos terrenos associados com elementos de análise morfoestratigráfica e das propriedades intrínsecas dos saprolitos e dos solos. O reconhecimento da complexidade destas formações superficiais é, portanto, de grande importância para análise mais aprofundada de diversos temas, tais como para obras civis; suscetibilidade à erosão e movimentos de massa; potencial para recarga de aquíferos; potencial mineral, dentre outros. Assim sendo, tais mapas podem ser utilizados para diversas finalidades e pelos mais diferenciados atores sociais, destacando-se universidades, centros de pesquisa e órgãos de gestão e planejamento em todas as esferas governamentais, especialmente em âmbito municipal.

O artigo metodológico que embasa este documento pode ser encontrado em Mapping superficial formations: a methodological proposal for systematic cartography of the Brazilian territory.

São Paulo

Carta de formações superficiais do município de São Vicente - SP


Contato e Informações

Marcelo Eduardo Dantas
E-mail: marcelo.dantas@sgb.gov.br

  • Imprimir