Geologia Básica

A Divisão de Geologia Básica - DIGEOB participa do acompanhamento e apoio às atividades de geologia básica executadas pelas unidades regionais do Serviço Geológico do Brasil - SGB.

Contribui no planejamento e na execução dos projetos relacionados a geologia e recursos minerais, sobretudo daqueles voltados para a expansão da cartografia geológica sistemática nacional, considerados de fundamental importância para a ampliação do conhecimento geocientífico no país e essenciais para o fomento das pesquisas em vários temas, tais como: exploração mineral, gerenciamento de recursos hídricos, ordenamento territorial, planejamento e ocupação do solo, identificação de áreas de risco e gestão ambiental.

As principais atribuições da divisão compreendem o controle de qualidade dos produtos derivados dos projetos de geologia e recursos minerais, e a normatização das atividades em cartografia geológica, com destaque para a padronização dos produtos, a elaboração de instruções técnicas e o acompanhamento/apoio técnico às unidades regionais para a execução de projetos.

A divisão ainda coordena e executa treinamentos na área de geologia básica e interpretação de dados litoquímicos como suporte aos levantamentos geológicos. Além disso, no intuito de colaborar com a gestão da informação geológica, a divisão realiza revisões e pareceres técnicos sobre os mapas geológicos, notas explicativas e relatórios técnicos que acompanham a finalização dos projetos em geologia e recursos minerais.

Essas revisões alcançam importantes contribuições à consistência da base de dados, incluindo as bases de litoestratigrafia e de afloramentos, cujo gerenciamento e disponibilização constituem missão primordial do SGB, principal depositário da memória geológica do país.

Ações

  • Elaboração de instruções técnicas para as atividades em cartografia geológica.
  • Coordenação e execução de treinamentos na área de geologia básica e interpretação de dados litoquímicos como suporte aos levantamentos geológicos.
  • Acompanhamento/apoio técnico à execução de projetos em geologia e recursos minerais.
  • Padronização dos produtos de cartografia geológica, incluindo a elaboração de bibliotecas de símbolos para a representação gráfica de estruturas geológicas e construção de letras-símbolo para unidades litoestratigráficas.
  • Revisão técnica sobre mapas geológicos, notas explicativas e relatórios de projetos em geologia e recursos minerais.
  • Colaboração nas ações de consistência da base de dados geocientíficos, incluindo as bases de litoestratigrafia e de afloramentos.

Produtos


Contato e Informações

Patrick Araújo dos Santos
Chefe da Divisão de Geologia Básica – DIGEOB
E-mail: patrick.santos@cprm.gov.br

  • Imprimir