Aquíferos

Aquíferos

Aquífero é uma formação geológica que contém água e permite que quantidades significativas dessa água se movimentem no seu interior em condições naturais. Formações permeáveis, tais como arenitos e areias, são exemplos de aquíferos.

Tipos de Aquíferos

São classificados em função da pressão das águas nas suas superfícies limítrofes - superior camada topo e inferior camada base - e também em função da capacidade de transmissão de água das respectivas camadas limítrofes.

1. Aquífero Livre
Também chamado de freático ou não confinado, é aquele cujo limite superior é a superfície de saturação ou freático na qual todos os pontos se encontram à pressão atmosférica.

2. Aquífero Confinado

Também chamado de aquífero sob pressão, é aquele onde a pressão da água em seu topo é maior do que a pressão atmosférica. Em função das camadas limítrofes pode ser definido como: confinado, não drenante e confinado drenante.

2.1 Aquífero Confinado Não Drenante
É aquele em que as camadas limítrofes, inferior e superior, são impermeáveis. Na captação por sondagem nesse tipo de aquífero, a água jorra naturalmente, sem necessidade de bombeamento: são os poços denominados “jorrantes” ou “artesianos”.

2.2 Aquífero Confinado Drenante
É aquele que pelo menos uma das camadas limítrofes é semipermeável, permitindo a entrada ou a saída de fluxos.

3. Aquífero Suspenso
É um caso especial de aquífero livre formado sobre uma camada impermeável ou semipermeável que nem armazena nem transmite água.

Tipos de Aquíferos

Outras Formações Geológicas Relacionadas aos Aquíferos

I - Aquícludes
Formação em que a possibilidade de se encontrar água é grande, mas é incapaz de transmiti-la em condições naturais.

II - Aquítarde
Camada de formação semipermeável, delimitada no topo e/ou na base por camadas de permeabilidade muito maior. O aquítarde funciona como uma membrana semipermeável através da qual pode ocorrer uma filtração vertical ou drenança.

Autores

Lauro de Oliveira Silva Júnior

Lucio Carramillo Caetano

Fonte

Daebauru, acessado em 27/01/2010.
  • Imprimir