World Water Council – WWC

World Water Council – WWC

O World Water Council – WWC foi criado em 1995 por iniciativa de renomados especialistas em recursos hídricos nos mais diversos temas e por organizações internacionais, em resposta a uma crescente preocupação com as questões globais em relação à água por parte da comunidade mundial.

A WWC com sede permanente na cidade de Marselha, França, passou a representar a voz para a comunidade internacional da água, com representantes de todos os setores: governos, comunidade científica, sociedade civil, empresas e organizações não governamentais. A organização possui em seus quadros cerca de 400 membros institucionais, que representam aproximadamente 70 países.

No Brasil há 18 membros do WWC, o que lhe confere a posição do quinto país em representatividade, entre as quais está incluída o SGB, membro a partir de 2004 e responsável pelo pagamento da anuidade como país membro.

A missão do WWC é promover conscientização, compromisso político e ações concernentes a questões críticas sobre água em todas as esferas, inclusive o mais alto nível decisório, para facilitar a conservação, a proteção, o desenvolvimento, o planejamento, a gestão e o uso da água em todas as suas dimensões, de forma sustentável para o benefício de toda a vida no Planeta Terra.

Sendo a WWC um ambiente de discussão para o desenvolvimento de uma política global de recursos hídricos, entre as suas ações destaca-se a organização do Fórum Mundial da Água a cada três anos, em parceria com um determinado País e cidade.

São objetivos do Fórum Mundial da Água:

  • Reunir todos os stakeholders para debater temas relacionados a água, desde a sua gestão até a sua distribuição.
  • Formular propostas concretas e estimular a adoção de ações efetivas e soluções adequadas para o uso racional e sustentável da água.
  • Estabelecer compromissos políticos duradores e permanentes com relação ao aproveitamento dos recursos hídricos.

Assim sendo, o Fórum Mundial da Água é uma plataforma para a discussão e troca de experiências em questões relevantes, que visem promover a gestão dos recursos hídricos e o acesso ao abastecimento de água e ao saneamento, criando um ambiente aberto e construtivo para o debate.

A cada 03 (três anos) a WWC realiza-se o Fórum Mundial da Água, tendo ocorrido 05 (cinco) edições, conforme a seguir:




Em 2012 uma missão do SGB, constituída por 02 (dois) diretores e 01 (um) técnico, integrou a delegação brasileira no V Fórum, realizado em Marselha, França, em cuja dependências foi instalado o “Pavilhão Brasil”. O SGB participou de palestras técnicas e mesas redondas no espaço destinado a sessões técnicas no Pavilhão Brasil.




  • Imprimir