World Economic Forum – WEF

World Economic Forum – WEF

O World Economic Forum – WEF é uma organização internacional independente comprometida em melhorar o mundo, envolvendo lideranças em cooperações para estruturar pautas globais, regionais e da indústria. Ao longo de sua história de 38 anos, o WEF alcançou um recorde orgulhoso das realizações em fazer avançar o progresso em questões fundamentais de interesse global.

Entre 27 a 29 de abril de 2011 o SGB participou do evento promovido pelo WEF realizado no Rio de Janeiro, intitulado “Ling. the Foundation for a Latin American Decade”, haja vista a América Latina representar uma região próspera com de 600 milhões de pessoas, e detentora de importantes mercados de agroprodutos do mundo, com grandes reservas de suprimento de matérias-primas e florestas imensas que são vitais para o clima global, além de um emorme potencial para energias renováveis.

Nos próximos anos, os principais eventos esportivos e ambientais ocorrerão na região, e a maioria dos países está na linha de frente para atrair investimentos privados, oferecendo oportunidades para um número crescente de indústrias, com reformas inovadoras promovidas para estimular o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida. No evento foram debatidas as seguintes questões:

  • Como expandir a infraestrutura, facilitar a inovação e modernizar a logística para promover a competitividade nacional e regional na América Latina.
  • Como a América Latina pode promover a segurança como um valor democrático, a erradicar da criminalidade e reforçar o Estado de Direito.
  • Como a América Latina pode aumentar a sustentabilidade ambiental em toda a cadeia de valor.
  • Como a América Latina pode desenvolver seu potencial para se tornar fornecedora mundial de alimentos, suprimento mineal e energia e oxigênio.
  • Como as empresas, inclusive aquelas relacionadas à industria mineral, podem contribuir para o crescimento contínuo e progressivo da América Latina.

Especialistas e representantes da indústria da mineração, do governo brasileiro, do Global Agenda Council on Mining & Metals e do World Economic Forum (WEF) discutiram os principais desafios e oportunidades do desenvolvimento mineral na América Latina na buscar de respostas sobre o que funciona e o que não está funcionando, onde as melhorias devem ocorrer para garantir benefícios equilibrados e assegurar o desenvolvimento mineral para todas as partes envolvidas.

Representando o governo brasileiro, em nome da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, a Assessoria de Assuntos Internacinais do SGB participou na sessão “Industry Partnership Meeting for Mining & Metals: Responsible Mineral Development in Latin America”. Foram apresentados estudos de caso de empresas como os da CODELCO, IFC, ALCOA e Aura Mineração, que abordaram as atividades de sustentabilidade promovidas pelas empresas mineradoras junto às comunidades afetadas, cujas práticas em muito assemelham-se às implantadas pelo SGB por ocasião do Projeto Águas Subterrâneas no Nordeste do Brasil (PROASNE) em 2000, desenvolvido pela cooperação Brasil-Canadá, com suporte da CUDA.




  • Imprimir