OneGeology Consortium – OneGeology

OneGeology Consortium – OneGeology

A partir de 2002 a International Union of Geological Science – IUGSM e a UNESCO começaram as primeiras ações para a proclamação 2007-2009 como o Internation Year of the Planet Earth – IYPE (Ano Internacional do Planeta Terra).

A iniciativa visava mostrar o quanto o uso mais amplo e efetivo do conhecimento geocientífico é importante para a preservação do Planeta Terra e como a sociedade deve usufruir esse conhecimento de forma sustentável em benefício do seu bem-estar.

E, no final de 2006, como contribuição ao IYPE, o British Geological Survey (BGS), implementou o Projeto OneGeology, que inicialmente contava com 25 participantes e hoje reúne 116 nações, da África, Ásia, Europa, Américas Central e do Sul, América do Norte e Oceania. O projeto tem como objetivos:

  • Promover acessibilidade aos dados do mapa geológico mundial, em ambiente web.
  • Permutar conhecimento para que todas as nações possam participar efetivamente da iniciativa.
  • Acelerar a interoperacionalidade nas Geociências, visando à avançar para a harmonização de um novo padrão de linguagem (GeoSciML).
  • Usar o perfil do OneGeology para divulgar a importância das Geociências no contexto global.

Coordenado pelo BGS, o OneGeology possui um portal tecnológico no Serviço Geológico Francês – BRGM, e recebe aporte financeiro dessas duas instituições. O projeto tem 02 (dois) grupos, um operacional e outro técnico, e um comitê de direção constituído por representantes dos 06 (seis) continentes. O Brasil, através do SGB, é membro do Steering Group OneGeology Project na condição de representante da América do Sul, Central e Caribe.

O portal OneGeology recebe uma média mensal de 5.000 visitas, e visa à aplicar inovação tecnológica ao conhecimento geológico disponível, para garantir acessibilidade via internet às informações, acelerando a harmonização e interação de dados geocientíficos entre especialistas, de forma a permitir a sua aplicação em alta resolução pela sociedade, em prol do bem-estar da humanidade.








O Brasil, através do SGB, participa da iniciativa do OneGeology Project desde o seu início. Em 2008 durante o lançamento do OneGeology Project para a comunidade geocientífica durante o 33th International Geological Congress em Oslo, Noruega, o Brasil - quarto país a disponibilizar o seu mapa geológico, escala 1:1.000.000, no portal do OneGeology, estava inserido no OneGeology. No momento, o SGB prossegue com a integração geológica em escala 1:250.000, e estão em desenvolvimento ações efetivas por parte da equipe técnica de geoprocessamento, que conta com apoio técnico do OneGeology e do Geological Survey of Arizona, USA, objetivando avançar com os meta dados para a linguagem padrão GeoSciML, já em uso pelo países europeus.

Em maio de 2014 foi firmado o Contrato de Adesão entre OneGeology (Bristish Geological Survey – BGS e o Bureau de Recherches Geologiques et Minieres – BRGM e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM, tornando-se o Brasil membro do OneGeology Consortium. Entre outros pontos são obrigações e deveres do país membro do OneGeology: (i) Promover os objetivos do OneGeology; (ii) Assumir o pagamento da cota anual para completar os serviços administrativos e funções de coordenação técnica do OneGeology; (iii) Oportunidade de acesso a capacitação técnica em TI de última geração; e (iv) Prover dados para o Portal OneGeology permitindo acessibilidade pela sociedade.

Em outubro de 2014 realizou-se pela primeira vez na América do Sul o evento OneGeology South America Meeting: Rio-2014. A reunião realizada no SGB, Escritório Rio de Janeiro, e promovida pelo OneGeology e CPRM, contou com a participação de 12 representantes dos serviços geológicos dos países da América do Sul, com exceção da Colômbia.

Situação dos Países da América do Sul no OneGeology
(Fonte: Ata do OneGeology South America Meeting: Rio-2014)
OBS.: WMS = web map server. Cor azul: país com dados em WMS em processamento para ser disponibilizado e acessado no portal OneGeology. Cor amarela: país com dados em WMS em processo de disponibilidade para acesso no portal OneGeology. Cor rosa: país com dados WMS disponíveis para acesso no portal OneGeology. Cor verde: país sem dados em WMS e sem previsão de disponibilidade para acesso no Portal OneGeology.




  • Imprimir