International Consortium of Geological Surveys – ICOGS

International Consortium of Geological Surveys – ICOGS

Promovido pelo Consórcio dos Serviços Geológicos do Mundo ou International Consortium of Geological Surveys – ICOGS, o SGB participou do Simpósio do ICOGS, realizado em 2008 durante o 33rd International Geological Congress – IGC, que ocorreu em Oslo, Noruega, tendo como coordenador o próprio presidente do IGC. O evento contou com a participação de cerca de 30 instituições. Durante o encontro foi discutido o papel dos serviços geológicos do mundo como agentes do conhecimento geocientífico, sua visibilidade e atividades quanto aos recursos naturais, riscos geológicos e mudança global.

Com base nas discussões desses temas tornou-se evidente a necessidade de ações de prevenção e adaptação da sociedade perante as variações globais que têm atingidos o Planeta Terra, embasadas tecnologicamente, tendo sido enfatizada a real necessidade dos serviços geológicos nacionais participarem efetivamente deste processo provendo um sólido suporte científico para subsidiar a discussão pela mídia.

A expectativa do ICOGS é de se transformar numa entidade que possa assegurar melhor visibilidade aos serviços geológicos nacionais, agregando associações tais como EuroGeoSurveys e ASGMI, permitindo a essas instituições:

  • Acesso a fundos internacionais.
  • Maior visibilidade política no contexto global.
  • Facilidades para a disseminação do conhecimento geológico no contexto mundial propiciando condições para um melhor reconhecimento dos seus produtos pela sociedade.
  • Facilitar a divulgação dos seus resultados para colaborar na melhoria do bem-estar da humanidade.
  • Facilitar a integração entre as instituições afins, de forma que o intercâmbio técnico-científico possa ser efetivado de forma dinâmica e eficiente.

Nesse encontro, em 2008 o SGB apresentou o paper intitulado “Geological Surveys of the World”, que é o resultado da primeira fase da coleta de dados sobre os serviços geológicos no âmbito global, realizada no período de junho de 2007 até o final de 2008, quando foram cadastrados 57 instituições.

Em novembro de 2010, a Assessoria de Assuntos Internacionais assumiu a responsabilidade pelo trabalho e em parceria com o Departamento de Informações Institucionais, inaugurou uma segunda fase de coleta de dados sobre os serviços geológicos do mundo. Em 2011 foi concluída a alimentação e a atualização da base de dados totalizando 172 serviços geológicos ou instituições correlatas.

O banco de dados sobre os Serviços Geológicos do Mundo, denominando SGMundo, tem por objetivo informar a sociedade sobre as atividades geológicas realizadas no âmbito mundial. Trata-se de um sistema que armazena e disponibiliza ao público as informações mais relevantes sobre os serviços geológicos de 172 países, contemplando todos os 5 continentes, com 49 países da África, 27 das Américas, 39 da Ásia, 43 da Europa e 14 da Oceania. Através de consultas ao SGMundo é possível conhecer, entre outras informações, a história, a missão, a visão, as atividades, a produção de mapas, as bases de dados, os laboratórios, as parcerias nacionais e internacionais e os principais produtos oferecidos pelos serviços geológicos da maioria dos países.

Com esse produto, o SGB pretende ser referência mundial em pesquisa on-line sobre os dados relacionados aos serviços geológicos existentes no mundo. As informações foram coletadas a partir da consulta diretamente nos sites dos serviços geológicos referidos no catálogo de endereço dos serviços geológicos elaborado e disponibilizado pelo Serviço Geológico do Japão/AIST. O levantamento de dados e informações deu-se por meio de troca de e-mails e de correspondências impressas, com questionário padrão a ser preenchido, e por contato direto via telefone com as instituições.

O SGMundo foi disponibilizado ao público a partir de 2012, permitindo acessibilidade via internet através deste site do SGB, nos idiomas português, inglês e espanhol.




  • Imprimir