International Atomic Energy Agency – IAEA

International Atomic Energy Agency – IAEA

Em março de 2014 a convite da International Atomic Energy Agency - IAEA o Diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB visitou a sede da IAEA em Viena, Áustria, para, além de conhecer o laboratório de estudos isotópicos da instituição, discutir possibilidades de cooperação na área da aplicação de isótopos em Hidrologia.

Em prosseguimento, entre 11 a 15 de agosto de 2014, em parceria com a IAEA e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), o SGB promoveu o Seminário Internacional “Aplicação de Isótopos em Hidrologia”, no escritório do Rio de Janeiro, ministrado por 02 (dois) profissionais da IAEA. O objetivo do Seminário foi ampliar as relações interinstitucionais, bem como promover a discussão técnica sobre a introdução de novas tecnologias, em especifico o uso de isótopos em estudos hidrogeológicos.

Ao final do seminário o chefe da seção e gerente do Programa de Recursos Hídricos da IAEA anunciou a proposta-convite para que o Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM torne-se o primeiro Centro Colaborativo da IAEA na América do Sul. A cooperação a ser desenvolvida com apoio técnico da IAEA constitui-se uma excelente oportunidade não só para o avanço das pesquisas hidrogeológicas no Brasil, como também para estender e replicar essa tecnologia para os demais serviços geológicos e instituições correlatas na América do Sul que demonstrem interesse no assunto.

A colaboração colocará o SGB em uma posição de liderança, em que será responsável não só pelos estudos produzidos no Brasil, mas também pela ajuda aos países da América do Sul que tenham interessem no uso dos isótopos na Hidrologia. Será responsabilidade do SGB assimilar e disseminar o conhecimento e a adoção dessa tecnologia, com vistas à sua aplicação como ferramenta para a gestão racional dos recursos hídricos, representando uma oportunidade de consolidar um amplo programa de conjugação de esforços e de alianças com instituições nacionais e internacionais visando um melhor entendimento do potencial hídrico, superficial e subterrêneo, no continente sul-americano, em base sustentável.

Para implementar a iniciativa, criou-se o Grupo de Trabalho multidisciplinar, formado por técnicos do SGB, objetivando elaborar o Plano Estratégico para a formalização da proposta do Centro Colaborativo da IAEA na América do Sul, a ser submetido pelo SGB à IAEA.

Em prosseguimento, em agosto de 2015 o gerente do Programa de Recursos Hídricos da IAEA reuniu-se no SGB, Rio de Janeiro, com o Grupo de Trabalho para discutir o Plano Estratégico, em elaboração, visando à implementação do Centro Colaborativo da IAEA na América do Sul.

O Plano Estratégico aborda as seguintes linhas de ação: (i) Monitoramento Sistemático de Água de Chuva (Rede Global de Isótopos); (ii) Uso de Isótopos na Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas (RIMAS); (iii) Aplicação de Isótopos Específicos; (iv) Aparelhamento do Laboratório de Análises Minerais em Técnicas Isotópicas aplicadas a Hidrologia; e (v) Programa de Capacitação.




  • Imprimir