Cooperação Brasil – Suécia

Cooperação Brasil – Suécia

Em maio de 2008, foi assinado Memorando de Entendimento (MOU) entre o SGB e o Geological Survey of Sweden (SGU). O documento tem como objetivo desenvolver conhecimento e permutar informações científicas e técnicas relacionadas às Geociências, por meio da cooperação e estudos a serem desenvolvidos pelas duas instituições.

Em agosto de 2008 com base neste MOU, reuniram-se em Oslo, Noruega, durante o 33rd International Geological Congress, a chefe da Assessoria de Assuntos Internacional do SGB e o diretor técnico do SGU. Na ocasião, foram sugeridas as seguintes linhas de pesquisa bilaterais:

  • Projeto para agregados de material de construção, visando à otimização da seleção de matéria-prima a ser utilizada em obras públicas ou à do próprio traçado da obra de engenharia.
  • Projeto de tecnologia da informação (TI), visando à padronização das linguagens utilizadas em Geociências (e.g. GeoSciML).
  • Estudos geoquímicos sobre U-Th em solo, bedrock e água: Bedrock Quality Mapping.
  • Projeto de reconhecimento de locais geológicos para estocagem de rejeitos provenientes de usinas nucleares, assunto sobre o qual a Suécia detém avançado know-how.
  • Projetos de Geologia Médica, previamente acordado entre o Departamento de Gestão Territorial do SGB e especialista do SGU.

Posteriormente, as linhas de pesquisa selecionadas bilateralmente foram submetidas à Direção Executiva do SGB não tendo sido reconhecidas como prioritárias, e as negociações forma interrompidas.



  • Imprimir