Cooperação Brasil – Portugal

Cooperação Brasil – Portugal

Em 1996, foi firmado Memorando de Entendimento (MOU) entre o SGB e o Instituto Geológico e Mineiro – IGM, do Ministério da Indústria e Energia de Portugal. O documento visa inicialmente à cooperação em intercâmbio de cientistas e de informações técnicas, resolução de problemas de pesquisa de interesse mútuo, organização de simpósios e conferências e treinamento de cientistas.

As áreas identificadas com potencial para execução de projetos cooperativos podem incluir, entretanto não se limitam a estas, exploração mineral, mapeamento geológico, geologia marinha, geoquímica, geofísica, riscos geológicos, meio ambientes, sensoriamento remoto, pesquisa hidrogeológica, sistemas de informação geocientífica, geocronologia, caracterização química e outras áreas a serem identificadas de interesse mútuo.

Em 2000, foi assinado Protocolo de Intenções entre o SGB e o Centro de Tecnologia da Universidade de Lisboa, para promoção do intercâmbio de conhecimento científico e tecnológico, realização de trabalhos científicos conjuntos, execução de programas bilaterais de investigação, prestação de serviços, intercâmbio de pessoal cientifico e técnico nas áreas de estratigrafia, sedimentologia, paleontologia, geologia aplicada e do ambiente, petrologia e geoquímica.

Não obstante esses instrumentos contratuais legais terem sido firmados pelas Partes, nenhuma ação de cooperação técnica sob a forma de projetos foi efetivada entre o SGB e o IGM, em função do processo de alterações na estruturação que tem sido submetido o Instituto Geológico e Mineiro de Portugal.

  • Imprimir