Cooperação Brasil – Itália

Cooperação Brasil – Itália

Em fevereiro de 2005, foi firmado o Memorando de Entendimento (MOU) entre o SGB e o Consórcio Castelo de Lerici proprietário do Museu Geopaleontologico do Castelo de Lerici, Spezia, Itália, tendo como intervenientes a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – SGM/MME e o Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM. O documento tem por objetivo a pesquisa científica e a cooperação técnica na área da Paleontologia.

Em setembro de 2005, três representantes do Museu de Lerici visitaram o Brasil para discutir futuras ações relacionadas à cooperação e realizar uma visita à região de Araraquara, São Paulo, visando ao levantamento de dados para a elaboração da proposta de implementação de um projeto de pesquisa e a montagem de um museu geológico e paleontológico naquela região.

Como parte do programa proposto, realizou-se uma reunião no SGB, Escritório do Rio de Janeiro com os representantes da missão italiana, do SGB e do DNPM. Após a análise dos assuntos legais referentes ao prosseguimento da cooperação e da discussão técnica, foram analisados os aspectos concernentes ao planejamento da visita de campo a Araraquara, cuja organização ficou sob a responsabilidade da Superintendência do SGB em São Paulo.

Não obstante os esforços empreendidos, o SGB não recebeu a proposta do Plano de Pesquisa, em elaboração pelos representantes do Consórcio Castelo de Lerici, objetivando a consolidação do Research Agrement para a implantação do projeto, tendo as ações sido interrompidas.



  • Imprimir