Cooperação Brasil – Equador

Cooperação Brasil – Equador

Em 2012 o diretor-presidente do SGB participou da oficina internacional Cartografia Geológica e Temática, coordenada pelo Instituto Nacional de Investigación Geológico Minero Metalúrgico - INIGEMM do Equador, e organizada pela Asociación de Servicios de Geología y Minería Iberoamericanos – ASGMI, realizada em Quito, Equador. O evento teve como foco a elaboração de um programa de cartas geológicas e temáticas do Equador com base na experiência de outros serviços geológicos, membros da ASGMI. Na oportunidade o SGB colocou-se a disposição para desenvolver cooperação com o INIGEMM.

Em julho de 2012 foi firmado pelas as Partes – SGB e INIGEMM o Memorando de Entendimento (MOU) com o objetivo de desenvolver atividades técnicas relacionadas às Geociências, com ações de curto e médio prazo. Entre as atividades selecionadas, com foco na capacitação técnica, destacam-se as seguintes áreas: (i) geoprocessamento; (ii) sensoriamento remoto; (ii) desastres naturais; e (iv) recuperação de passivo ambiental.

Em novembro de 2012, com base no MOU SGB - INIGEMM, pesquisadores do “Instituto Nacional de Investigación Geológico Minero Metalúrgico” (INIGEMM), visitaram o SGB, no Rio de Janeiro, para discutir ações de futura cooperação e consolidar Acordo de Trabalho.

Dentre as ações de curto prazo, acordadas e definidas em instrumento contratual, foram executadas as seguintes atividades de treinamento:
(i) Riscos Geológicos I: treinamento “on-the-job” de técnicos do INIGEMM nos trabalhos em desenvolvimento pelo SGB referentes à elaboração dos Mapas de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Eventos Hídricos Destrutivos, realizado em novembro de 2012, no SGB, Rio de Janeiro;
(ii) Riscos Geológicos II: participação de 02 (dois) técnicos do INIGEMM no Curso de Capacitação no Tratamento e Interferometria com Base em Imagens SAR para Identificação de Afundamentos e Movimentação de Terreno, realizado também no SGB, no Rio de Janeiro em março de 2013.
(iii) Geoprocessamento: Curso Avançado em Geoprocessamento com Ferramentas ARCGIS, com duração de 02 (duas) semanas, ministrado pelo SGB para 12 (doze) técnicos equatorianos, em maio de 2013, no INIGEMM, Quito, Equador;

Por decisão do INIGEMM e, por razões de contenção orçamentária, o programa de treinamento foi interrompido.



  • Imprimir