Cooperação Brasil – Colômbia

Cooperação Brasil – Colômbia

Em maio de 2011 representando o Ministério das Minas e Energia, o SGB esteve presente no evento "Cumbre Internacional Indígena – Minería: un sueño posible para pueblos indígenas, na comunidade Bocas do Traíras, Colômbia”. Participaram deste encontro diversas etnias da fronteira Brasil-Colômbia, indígenas do hemisfério norte, entidades dos governos brasileiro e colombiano e, representantes do setor privado, tendo como foco a mineração para os povos indígenas.

O objeto da missão era participar como observador do encontro entre os indígenas da Amazônia Brasileira e Colombiana com os indígenas do Alasca e Canada que já vivenciam a atividade de mineração em suas terras, além de estabelecer uma aproximação com as comunidades e uma relação de confiança entre elas e o MME.

Em dezembro de 2011, equipes dos serviços geológicos do Brasil e da Colômbia se reuniram na cidade de Tabatinga, AM para analisar e trocar informações sobre o Projeto Mapa Geológico de Recursos Minerais da América do Sul, e bases de dados relacionais, escala 1:1.000.000 (SIG-América do Sul, 1:1M) e concluir os trabalhos relativos à integração das folhas NA. 19 (Pico da Neblina) e SA.19 (Içá). Durante o encontro foi feito o ajuste dos arquivos digitais das referidas folhas e acertos das informações da base cartográfica e das unidades geológicas com o uso de imagens Geocover e SRTM.

Os códigos estratigráficos foram padronizados de acordo com o modelo apresentado pelo Brasil, que deverá alimentar o banco de dados utilizado para o Mapa da América do Sul, 1:1M. Adicionalmente, foi discutida a metodologia, conteúdo, formato e modelo de legenda para a execução da nova edição do Mapa Geológico da América do Sul, escala 1: 5.000.000, sob a égide da Comissão da Carta Geológica do Mundo (CGMW) com o necessário apoio dos diversos serviços geológicos.



  • Imprimir