Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo – CYTED

Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnologia para el Desarrollo – CYTED

Embora as ações entre CPRM e CYTED sejam pontuais, entre 25 a 28 de abril de 2005 o SGB e o “Programa Iberoamericano de Ciências y Desarrolho – CYTED / Subprograma Tecnologia Mineral (Rede XIII.E)” promoveram a “Oficina Internacional de Ordenamento Territorial Mineiro”. O evento ocorreu no SGB, Escritório do Rio de Janeiro e teve como objetivo o intercâmbio de experiências em questões relativas ao ordenamento territorial mineiro – mapeamento geoambiental em SIG, no contexto dos levantamentos geológicos. Participaram do encontro representantes dos Serviços Geológicos de Portugal (INETI), Espanha (IGM), Colômbia (IMME) e Brasil (CPRM), com apresentação de trabalhos técnicos na temática proposta.

Na oportunidade, equipes técnicas de Meio Ambiente, Recursos Minerais e Geoprocessamento do SGB participaram do encontro objetivando:

  • Promover o intercâmbio internacional de novos modelos de gestão de recursos geológicos, bem como a discussão sobre o papel dos Serviços Geológicos.
  • Apresentar e discutir trabalhos técnicos relacionados à geologia, geoambiental, recursos minerais e infraestrutura e a interface proporcionada pela aplicação da ferramenta GIS.
  • Apresentar os trabalhos sobre meio ambiente e ordenamento territorial em desenvolvimento pelo SGB.
  • Discutir subsídios para estudos de disponibilidade mineral no contexto do ordenamento territorial das atividades produtivas mineiras;
  • Discutir subsídios para a consolidação de metodologia aplicada à mapeamento geoambiental resultante do workshop “SIG-Geoambiental – 2003”.

Durante o encontro mereceu destaque as seguintes palestras:

  • “Novos Modelos de Gestão de Recursos Geológicos e o Papel dos Serviços Geológicos”, Instituto Nacional de Energia, Tecnologia e Inovação – INETI, Portugal.
  • “Mapa Geoambiental e o Ordenamento Territorial”, Instituto Geológico y Mineiro – IGM, Espanha.
  • “Mapeamento Metalogenético para o Ordenamento Territorial”, IMME, Colômbia.
  • “VNII Geosystem – SIG Mineração e Meio Ambiente”, Serviço Geológico de Moscou, Rússia.

Além de diversas palestras e apresentações orais, o evento contou também com uma sessão pôster, onde vários trabalhos relacionados ao meio ambiente foram expostos a discussão, bem como um mini-curso ministrado pela representante do Serviço Geológico de Moscou.

Este evento promovido pelo CYTED e CPRM representou um marco no SGB, tendo se constituído no primeiro passo para a elaboração do Mapa de Geodiversidade do Brasil escala 1: 2.500.000.

  • Imprimir