Octávio Barbosa – Vida e Obra

  
   Nascido em 29 de abril de 1907, em Ituverava, São Paulo, aos 17 anos, Octávio Barbosa ingressou na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde se formou em Engenharia Civil e de Minas. No início da década de 30, trabalhou no antigo Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil (SGM) e que em 1936 passou a chamar-se Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

   Aos 32 anos, ingressou na Escola Politécnica de São Paulo, onde lecionou durante 16 anos, se transferindo em seguida para a PROSPEC, onde desenvolveu atividades de consultoria. Em 1977, entrou para a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), atualmente, Serviço Geológico do Brasil.

  Residindo em Petrópolis desde os seus 32 anos, Octávio Barbosa faleceu na data de 31 de janeiro de 1997, deixando um vasto legado de conhecimento geológico registrado em centenas de documentos publicados como, relatórios, livros e artigos de periódicos que se encontram incorporados no acervo da Biblioteca do SGB no Rio de Janeiro.

  Além dos documentos citados acima, encontram-se arroladas nesse expressivo conjunto disponível para acesso na íntegra, algumas preciosas Cadernetas de Campo redigidas pelo Mestre Octávio Barbosa, durante as décadas de 30 e 50, registrando as suas intuições, aventuras, conhecimento e a importante passagem pela Geologia do Brasil.

  Não existem palavras que possam demonstrar a importância dessa coleção! Portanto, convidamos você para iniciar aqui, suas andanças pelos caminhos deixados pelo Mestre Octavio Barbosa!

 

  Inicie a sua pesquisa, informando os termos de seu interesse ou palavras relacionadas.   Veja exemplos de pesquisa .


     
   Atenção: um plugin é instalado no 1º acesso. Clique aqui se isto não acontecer
(Consulte em ajuda se quiser saber mais).