Biblioteca Octávio Barbosa

   Criada em 1971, a Biblioteca Central do SGB encontra-se vinculada à área de Informações Institucionais. Prestando uma homenagem ao grande Mestre da Geologia brasileira, a Biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Octávio Barbosa.
Localizada no Rio de Janeiro, a Biblioteca incorpora um acervo especializado em Geociências, arrolando teses, livros, periódicos nacionais e estrangeiros, além de relatórios técnicos, mapas, fotografias aéreas e diversos documentos fotocartográficos que se encontram disponíveis para a comunidade.

Rede de Bibliotecas – Rio e Regionais

Coordenada pela Biblioteca do Rio, a Rede é composta pelas Bibliotecas Regionais situadas nas Unidades de Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.
Coleções em destaque

Diante da importância e da demanda constante, algumas coleções receberam um tratamento especial, tendo seus respectivos conteúdos escaneados e disponíveis para pesquisa on line. Siga as instruções de acesso.
   

Catálogo on line

Acesso integrado ao acervo das Bibliotecas do SGB visando centralizar a busca além de
otimizar a recuperação da expressiva coleção de documentação técnica especializada em Geociências, disponível anteriormente pela Base BIBL.
Veja também as coleções que se encontram em fase de migração e disponíveis ainda para acesso em PDF.

Produtos

Conjunto de produtos gerados pela Biblioteca e que se encontram disponíveis para pesquisa.

Regulamento

Conheça o nosso regulamento, e veja os procedimentos para consultas e empréstimos disponíveis.